Acesso Restrito

DOENÇAS

VOCÊ ESTÁ AQUI: OFTAMOLOGIA ESPECIALIZADA > DOENÇAS > CALÁZIO

Calázio

Calázio é um cisto na pálpebra, causado pela inflamação das glândulas de Meibômio e não é produzido por bactérias. Apresenta inchaço, dor na pálpebra, fotofobia e lacrimejamento. Mesmo quando deixa de ter sinais inflamatórios, ele pode permanecer na pálpebra como granuloma, que aumenta ou diminui de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não consegue ser eliminada. Peles oleosas ou situações que favorecem a oleosidade excessiva, como acne rosácea ou blefarite, bem como alguns tipos de erros refracionais (que devem ser pesquisados) facilitam o aparecimento do calázio.

O calázio pode ser confundido com hordéolo, que pode ter nomes populares como terçol, viúvo, prego ou belezinha, dependendo do local no país. O hordéolo é uma inflamação das glândulas Zeis e Mol, a qual aparece na borda da pálpebra perto dos cílios com sinais típicos de infecção bacteriana (dor, calor e avermelhamento) e geralmente drena e desaparece sozinho.

O tratamento pode ser feito a principio clinicamente, com a cronificação do quadro podemos tratar cirurgicamente ou com injeções de corticóide ou com a associação destes. A cirurgia muitas vezes é banalizada por pacientes e médicos, porém se não bem feita além de não resolver o problema pode piorar o quadro. A realização da cirugia apenas com anestesia local deve ser recomendada a pacientes mais velhos e pouco ansiosos.

Pacientes que apresentam calázios de repetição devem fazer tratamentos sistêmicos mais longos, para melhorar a função de suas glândulas.Pacientes com acne rosácea são grandes candidatos a calázios de repetição.

Fonte de conteúdo: Dr. Allan C. Pieroni Gonçalves

Av. São João, 570 - 6º andar, Sala 61 - Bairro Esplanada São José dos Campos - SP