Escolha uma Página

Dacrioadenite

O que é dacrioadenite?

Dacrioadenite é a inflamação das Glândulas Lacrimais, que são as glândulas que produzem lágrima e se localizam no canto lateral superior de cada olho/órbita.

Causas

As dacrioadenite aguda é ocasionada na maioria das vezes por uma infecção viral ou bacteriana. O vírus Epstein-barr, as bactérias estaficocóccicas e gonococos são os agentes mais comuns. A dacrioadenite crônica já não tem como causa principal a infecciosa. Quando o processo da dacrioadenite é arrastado, deve-se pensar em transtornos inflamatórios não infecciosos como a sarcoidose, a Doença de Graves e o pseudotumor orbitário.

Sintomas

São sintomas da dacrioadenite: inflamação da porção lateral da pálpebra superior, com dor e hiperemia (vermelhidão); Blefaroptose em S; lacrimejamento; inflamação dos ganglios pré-auriculares.

Exames

A dacrioadenite pode ser diagnosticada por um exame oftalmológico completo no próprio consultório. Nos casos crônicos uma Tomografia de Órbitas deve ser solicitado, para melhor avaliação. Em casos seletos a biopsia pode ser necessária.

Tratamento

Nos casos agudos virais ou bacterianos da dacrioadenite, o tratamento será com antinflamatórios sistêmicos associados ou não à antibioticoterapia. E casos crônicos, de acordo com o diagnóstico que seguirá o tratamento específico.