Dacriocistite

O que é dacriocistite?

A dacriocistite é uma inflamação do saco lacrimal decorrente da obstrução baixa da via lacrimal, completa ou incompleta. A dacriocistite aguda é uma infecção grave que causa dor, edema local e risco de celulite facial ou orbitária. A dacriocistite crônica é uma obstrução baixa da via lacrimal que causa um acúmulo de secreção e aumento de tamanho do saco lacrimal.

A dacriocistite geralmente é secundária a uma obstrução do canal nasolacrimal que provoca o acúmulo de lágrimas aumentando as infecções. Pode ser causada por traumatismos nasais, desvios de septo, rinite hipertrófica, pólipos nasais, hipertrofia do corneto inferior e dacriostenose congênita residual.

Os sintomas da dacriocistite aguda consistem em dor, vermelhidão e edema (inchaço com líquido) na área do saco lacrimal, epífora (lacrimejar contínuo), conjuntivite, blefarite (inflamação das pálpebras), febre, leucocitose (aumento dos glóbulos brancos no sangue). Na dacriocistite crônica, no entanto, uma ligeira inflamação do saco lacrimal pode ser o único sintoma. Ao pressionar o saco pode se produzir uma regurgitação de pus através do ponto lacrimal. O saco pode acabar se distendendo devido ao acúmulo de secreções.

A dacriocistite aguda requer tratamento clínico imediato, e posteriormente tratamento cirúrgico para evitar novo quadro. A dacriocistite crônica necessita de tratamento cirúrgico para tratar a obstrução e reconstituir novamente a via lacrimal pérvia.