Estrabismo convergente

Estrabismo convergente ou esotropia é uma doença oftalmológica que consiste no desalinhamento dos olhos, com desvio para dentro. É o distúrbio oculomotor mais comum em nosso meio. Pode ser intermitente (quando em alguns momentos ocorre o alinhamento) ou constante/fixo (o desvio sempre se mantém). O estrabismo convergente em lactentes com menos de 20 semanas é bastante comum e frequentemente se resolve sozinho, principalmente se for intermitente. Mas desvio fixo em qualquer idade deve ser avaliado prontamente por um oftalmologista pediátrico.

Nesta doença existe uma característica familiar, mas os membros da família afetados não compartilham necessariamente o mesmo tipo ou gravidade do estrabismo. Crianças com histórico familiar positivo de estrabismo devem ser avaliados precocemente. O estrabismo pode causar grande impacto psicológico e social na vida do paciente principalmente pelo aspecto estético (influenciando muitas vezes no comportamento e autoestima do paciente).

A maior parte dos pacientes não apresenta nenhum sintoma. Alguns podem se queixar de visão dupla, mas isso quando o estrabismo se manifesta em adultos ou crianças mais velhas. Pode se observar em alguns pacientes posição anômala da cabeça (na qual a criança pode inclinar a cabeça sobre um dos ombros ou girar a cabeça), limitação da movimentação dos olhos, dor de cabeça, sonolência, sensação de esforço visual e dor nos olhos durante suas atividades.

Classificação

Esotropias podem ser classificadas em diferentes categorias, cada uma exigindo um plano de tratamento diferente e tendo, cada qual, um prognóstico diferente:

a) esotropia congênita: tem início geralmente entre o primeiro e sexto mês de vida, em sua maioria necessita de tratamento cirúrgico;
b) esotropia infantil: é o tipo mais frequente, manifesta-se em torno do fim do primeiro ano de vida mas pode surgir mais tardiamente;
c) microtropia: é uma esotropia de pequeno ângulo;
d) esotropia acomodativa: costuma se manifestar em torno do segundo ano de vida, mas pode aparecer antes disso ou mais tarde. Neste tipo de estrabismo os olhos ficam alinhados com o uso dos óculos;
e) esotropia parcialmente acomodativa: onde o desvio melhora parcialmente com o uso dos óculos; o estrabismo residual muitas vezes é corrigido com tratamento cirúrgico;
f) formas raras.

Pacientes com estrabismo convergente devem ser examinados e submetidos a exame de dilatação das pupilas para refração (exame de grau) adequada e, dependendo do caso, necessitam do uso de óculos. A hipermetropia é frequente em pacientes com esodesvio. Alguns tipos de estrabismo são tratados com uso de óculos (por exemplo, o estrabismo acomodativo), outros com óculos e tampão (veja mais sobre adaptação de óculos para crianças); há ainda aqueles que necessitam do tratamento cirúrgico. A toxina botulínica também é uma opção terapêutica em casos específicos.

Exemplo de tratamento de estrabismo com óculos: