Oftalmopatia de Graves

O que é Oftalmopatia de Graves?

É a alteração da órbita provocada por uma doença da glândula tireóide, na maioria das vezes o hipertireoidismo.Como a órbita é uma caixa óssea que não se distende, esse aumento do músculo e/ou da gordura provoca o deslocamento do globo ocular para fora. Esta afecção foi descrita primeiramente por Robert Graves, no ano de 1835.

A Oftalmopatia de Graves é uma doença autoimune, ou seja, causada por um defeito no sistema imunológico que leva à inflamação da tiróide pelos próprios auto anticorpos, proteínas de defesa que existem para proteger nosso corpo de infecções e agentes agressores. A tireoide passa a produzir mais quantidade de hormônio do que o normal. As causas ainda não estão totalmente esclarecidas. Suspeita-se, no entanto, que os mesmos anticorpos que inflamam a tireoide se acumulam na gordura que existe normalmente atrás do globo ocular, provocando uma reação inflamatória e deslocando o globo ocular pra frente.

Evidente aumento dos globos oculares e também, em alguns casos, da pressão ocular.

O tratamento da Oftalmopatia de Graves deve ser sempre em conjunto. Cabe ao oftalmologista e ao endocrinologista, em conjunto, a escolha do melhor tratamento. O tratamento é direcionado primeiro para o controle endocrinológico, através do uso de medicações, do iodo radioativo ou mesmo a completa remoção da glândula tireóide. Na maioria dos casos de OG, o uso de lubrificantes oculares (colírio ou gel) para o olho seco é o único tratamento necessário para as pequenas alterações da superfície ocular. O tratamento é direcionado se há inflamação ou não na órbita. Reservamos o tratamento cirúrgico para os casos em que não houver melhora do quadro ocular com o tratamento clínico.