Triquíase

O que é triquíase?

A triquíase é uma doença que se manifesta quando os cílios crescem com desvio para dentro do globo ocular. Dessa forma, perdem o alinhamento e o desvio natural, sem alterara a pálpebra. Esse problema pode ser congênito ou adquirido na fase adulta. Tem por consequência a irritação permanente da conjuntiva bulbar e da córnea, podendo ocorrer uma ceratite ou conjuntivite.

Tipos de triquíase

Pseudotriquíase – a inversão da pálpebra pode ir e vir, podendo ser confundida com triquíase e assim ser tratada de forma inadequada.
Cílios metaplásicos – são originados dos orifícios das glândulas meibomianas. Surgem em pacientes com conjuntivite cicatricial que estão numa etapa tardia, com uma penfigóide cicatricial e lesão química.
Distiquíase – ocorre quando aparece uma fileira secundária de cílios nas glândulas meibomianas. Eles são mais finos e menores que os normais. Essa doença ocorre esporadicamente ou é herdada.

Quem sofre com a triquiase desenvolve inflamações, erosões e ulcerações nos olhos, por causa dos cílios desalinhados que tocam na superfície da córnea. Nessa doença pode haver cinco cílios ou menos tocando os olhos. As causa dessa doença são: penfigóide ocular, entrópio, blefarite, queimaduras químicas e térmicas. Um dos sintomas frequentes é a impressão de estar com areia nos olhos, pelo atrito entre os cílios, a conjuntiva e a córnea. A repetição dessa ação pode causar vermelhidão ocular, ceratites e conjuntivites. Má alimentação, calor e suor potencializam a oleosidade da pele. O aumento da oleosidade na pálpebra também pode causar a inflamação da região. Se não for tratada, pode causar uma forte agressão à córnea.

O tratamento clínico é feito a base de lubrificantes tópicos, juntamente com pomadas de antibiótico. Simultaneamente, se necessário, é realizado o mesmo tratamento da blefarite, que é a inflamação da borda das pálpebras. Mas, para curar definitivamente a triquíase, a única solução é uma cirurgia baseada na destruição dos folículos pilosos dos cílios. O método usado é a eletrólise, uma aplicação de laser ou ressecção cirúrgica através de enxerto de mucosa, se necessário. Quando existem poucos cílios dispersos para serem tratados, o método é de abladição a laser, que é um processo de extração de material a base de irradiação de feixe de laser. O tratamento mais comum é a extração (com pinça), que ocorre de forma eficaz e simples. Porém, os cílios voltam em algumas semanas, sendo que é preciso várias sessões para ter um bom efeito. Quando há muito cílios, a técnica usada é a crioterapia.

– Mantenha as mãos e unhas limpas;
– Evite alimentos gordurosos;
– Faça a limpeza das pálpebras frequentemente;
– Em caso de inflamação nas pálpebras, aplique compressas mornas, de 2 a 3 minutos, duas vezes por dia;
– Não utilize maquiagem com os olhos inflamados.