Escolha uma Página

Catarata

O que é catarata?

A catarata é a opacificação do cristalino (lente natural que existe no interior do globo ocular). A principal função do cristalino é permitir o foco das imagens na retina. A perda da transparência desta lente é denominada catarata.

Causas
A opacidade parcial ou total do cristalino pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveítes uso de medicamentos etc. É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos. A catarata está geralmente relacionada à idade, porém alguns fatores de risco como trauma ocular, doenças infecciosas, doenças reumatológicas, diabetes e uso de algumas medicações (como corticóides, por exemplo) podem acelerar o desenvolvimento da doença.
Sintomas
Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal. As pessoas com catarata notam perda progressiva na nitidez da imagem. As cores perdem o brilho e as imagens começam a ficar embaçadas. Além disso, é comum os pacientes se queixarem de sensibilidade à luz. No início, os sintomas são leves, mas podem progredir e reduzir a visão de forma significativa, deixando as imagens completamente nubladas. Esse processo pode atingir os dois olhos e a identificação é o primeiro passo na abordagem à catarata. A compreensão do efeito da catarata na qualidade de vida do paciente e o discernimento médico de quando intervir também são muito importantes, pois são os aspectos diferenciais de uma consulta mais personalizada e humana.
Diagnóstico

O diagnóstico é realizado pelo exame de biomicroscopia. Abaixo um vídeo mostrando o exame, quando a catarata é diagnosticada pelo especialista em catarata.

Outros exames também podem ser solicitados como:

 

 

 

Tratamento

O tratamento da catarata não precisa ser imediato, entretanto, é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino opacificado e sua substituição por uma lente intra-ocular. Abaixo a foto de lentes intraoculares monofocais

Intraocular lens implant isolated on white

Uma vez indicada a cirurgia a escolha da melhor lente assim como seu cálculo do grau dependem de equipamentos de qualidade e precisão do examinador. Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata, consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado faco-emulsificação, e posteriormente, é feito o implante de uma lente intra-ocular que irá realizar a função do cristalino.

A evolução da técnica permite incisões muito pequenas, de até 3 mm, o que dispensa sutura e possibilita que o paciente seja submetido à cirurgia apenas com anestesia tópica (colírios). O paciente já sai da sala de cirurgia enxergando, com uma visão bem próxima da esperada, a qual costuma ocorrer em cerca de um mês após a cirurgia.

Abaixo, o vídeo de animação 3D da cirurgia de catarata.

 

Com o avanço da tecnologia das lentes intraoculares pode-se corrigir o grau do paciente e ele ficar em grande parte independente do óculos com a cirurgia de catarata.

Existe assim, a possibilidade de correção desde o astigmatismo até a presbiopia.

Isto mesmo, aqueles pacientes que usam óculos para longe e perto, os chamados multifocais, podem até abandoná-los com a implantação das chamadas lentes “multifocais” dentro do olho.

Mas não se confundam, as lentes “multifocais” que vão dentro do olho não são iguais aos óculos multifocais. A tecnologia é diferente e a pessoa que não se adaptou com óculos multifocais podem sim ser operada com estas lentes.

Quer saber mais sobre as lentes “multifocais”? Favor clicar no link abaixo:

Lentes multifocais para cirurgia de catarata: adeus, óculos!

 

Nossas especialidades

Córnea

Córnea

Especialidade que visa promover a saúde ocular ao prevenir, identificar e tratar problemas relacionados à córnea e superfície ocular.

Glaucoma

Glaucoma

Doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro.

Oftalmopediatria

Oftalmopediatria

Especialidade focada na adoção de medidas diferenciadas no diagnóstico e no tratamento dos olhos das crianças.

Órbita

Órbita

Especialidade que exige ampla formação sobre a fisiologia ocular e as estruturas crânio-faciais para diagnóstico de doenças que comprometem a função visual.

Plástica ocular

Plástica ocular

Segmento que cuida do terço superior da face, ou seja, dos elementos que protegem e interferem na funcionalidade dos olhos e da visão.

Retina

Retina

Esta é uma sub-especialidade da oftalmologia que trata de patologias específicas dessa área nobre do globo ocular.

Uveíte

Uveíte

Especialidade que diagnostica e trata casos de inflamações oculares que apresentam associação com doenças sistêmicas, infecciosas ou reumáticas.