A 1ª causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma doença caracterizada por uma lesão no nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. O glaucoma pode causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos casos não apresentam sintomas no início da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Causas e Fatores de Risco
A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo, uma relação direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.
Um dos principais sintomas é a perda da visão periférica. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas através de exames atentos da sua visão periférica. Frequentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a “visão tubular”, ou seja, apenas a visão central é percebida, o paciente começa a tropeçar, esbarrar em objetos, porque a percepção periférica é insuficiente ou ausente. Se a patologia não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado. Esperar pelos sintomas de perda visual não é o ideal. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada por tratamento. Um oftalmologista deve ser consultado pelas pessoas com risco de desenvolver glaucoma e/ou que tenham histórico familiar.
Diagnóstico
É recomendável consultar seu oftalmologista regularmente. Durante a consulta, ele fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intraocular e exame de campo visual. Todas as pessoas podem ter glaucoma, mas é mais comum em idosos, negros, parentes de portadores de glaucoma, portadoras de alta miopia, usuários crônicos de colírios com corticoides e diabéticos.
O glaucoma não tem cura, mas tem controle. Por isso a importância do rígido cumprimento das recomendações médicas. O tratamento ideal é aquele que melhor proporciona o controle da doença, ou seja, a ausência de progressão. Embora a pressão intraocular elevada não seja a única causa do glaucoma, até o momento diminuí-la é o principal tratamento. Pode ser feita através de medicamentos, colírios, cirurgias à laser de argônio (trabeculoplastia) ou tradicional (trabeculectomia), e implante de tubo ou ciclofotoablação. O acompanhamento deve ser o mais individualizado possível e dependerá do paciente, da agressividade da doença e da fidelidade ao tratamento entre outros fatores.

Nossas especialidades

Catarata

Qualquer opacificação do cristalino (que é a lente natural que existe no interior do globo ocular) compromete seriamente a visão.

Córnea

Especialidade que visa promover a saúde ocular ao prevenir, identificar e tratar problemas relacionados à córnea e superfície ocular.

Oftalmopediatria

Especialidade focada na adoção de medidas diferenciadas no diagnóstico e no tratamento dos olhos das crianças.

Órbita

Especialidade que exige ampla formação sobre a fisiologia ocular e as estruturas crânio-faciais para diagnóstico de doenças que comprometem a função visual.

Plástica ocular

Segmento que cuida do terço superior da face, ou seja, dos elementos que protegem e interferem na funcionalidade dos olhos e da visão.

Retina

Esta é uma sub-especialidade da oftalmologia que trata de patologias específicas dessa área nobre do globo ocular.

Uveíte

Especialidade que diagnostica e trata casos de inflamações oculares que apresentam associação com doenças sistêmicas, infecciosas ou reumáticas.