Escolha uma Página

Lentes de contato

Tipos de lentes de contato

Corretivas

As lentes de contato geralmente servem para a mesma proposta corretiva que os óculos convencionais, porém elas são mais leves e virtualmente invisíveis. Fora que as lentes de contato corrigem a miopia com 5% a mais de eficácia comparada aos óculos convencionais. Muitas lentes comerciais são tingidas com um azul fraco para torná-las mais visíveis quando estiverem imersas em soluções de conservação ou limpeza.

Cosméticas

As lentes cosméticas e as corretivo-cosméticas são coloridas propositalmente de modo que alteram a aparência do olho. As pessoas escolhem usar lentes de contato por diversas razões. Muitos consideram que sua aparência fica mais atraente com o uso de lentes de contato, em comparação com os óculos. As lentes de contato são menos afetadas pelo clima úmido, não embaçam e proporcionam um campo de visão mais amplo. Elas são mais adequadas para diversas atividades esportivas. Adicionalmente, condições oftalmológicas como a ceratocone e aniseiconia podem não ser precisamente corrigidas com o uso de óculos.

Adaptação de lentes de contato

Como acontece?

As lentes de contato foram desenvolvidas para tornar menor a dependência dos óculos. Proporcionam melhora da autoestima, liberdade para prática de esportes e, em alguns casos, até a melhora da qualidade de visão. O teste de adaptação de lente de contato consiste na avaliação e indicação do tipo, modelo e tamanho de lente de contato após exame oftalmológico completo.

Contraindicações

Existem poucas contraindicações absolutas ao uso, porém, cada caso deve ser avaliado individualmente.

Informações médicas

As lentes dos óculos nem sempre conferem o mesmo grau para as lentes de contato. Além disso, o formato dos olhos muda de pessoa para pessoa, podendo a lente ficar mais frouxa ou apertada, causando borramento visual e piora da oxigenação da córnea. Uma lente bem adaptada confere saúde ocular, visão satisfatória e menor dependência dos óculos. Cuidados de manutenção e limpeza são fundamentais, assim como uma visita periódica a seu oftalmologista.